Linhas de Pesquisa

ÁREA 4 - ENSINO E PRÁTICAS CULTURAIS
 

1. DIDÁTICA

Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas 

A preocupação fundamental desta linha é examinar as categorias que permeiam a prática pedagógica do professor em sala de aula e sugerir uma possibilidade de reconstrução da área de didática a partir de tais categorias. 

Os estudos apontam para a importância de se examinar em detalhe o papel da avaliação no interior da escola, suspeitando-se que esta seja uma categoria fundamental para a compreensão da atividade do professor na escola capitalista. As análises ocorrem dentro de uma concepção educacional onde o trabalho ocupa lugar central na estruturação da proposta didático-pedagógica.

2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Responsável: Profa. Dra. Helena Costa Lopes de Freitas 

O objetivo principal desta linha é investigar as possibilidades de reconstrução crítica do nexo escola-trabalho no processo de formação do profissional da educação, a partir da tentativa de romper com a estrutura propedêutica presente nos cursos de formação, tomando o trabalho como elemento articulador da relação teoria-prática. A investigação das possibilidades de relação escola-trabalho no processo de formação do profissional da educação é um desafio para a área da Didática e Práticas de Ensino (entendidas não enquanto disciplina, mas sim enquanto espaços de aproximação do aluno com a realidade do trabalho pedagógico da escola pública) ainda não suficientemente explorado.

3. AVALIAÇÃO

Responsáveis: Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas, Profa. Dra. Mara Regina Lemes de Sordi, Profa. Dra. Helena Costa Lopes de Freitas e Profa. Dra. Maria Márcia Sigrist Malavasi

Participa ainda a Profa. Benigna Maria de Freitas Villas Boas (UNB) 

Esta linha tem por finalidade enfatizar estudos de mestrado e doutorado no campo da avaliação institucional, de sistemas e escolar. Trata-se de uma ênfase que se resolveu dar à controversa questão da avaliação nos dias de hoje, em especial face ao interesse das políticas públicas por este instrumental. O desenvolvimento conta com o apoio da Fundação Ford. A especialidade é desenvolvida dentro do atual Programa de Pós-Graduação na Área Temática 4. Os trabalhos contam com o apoio de professores de outras instituições. São desenvolvidos tanto estudos qualitativos como quantitativos.