Grau de titulação:
Mestrado
Orientador:
Resumo:
Reconhecida a importância da existência de um Projeto Político Pedagógico nas instituições educacionais, interessou-nos a análise de sua construção pelos próprios trabalhadores de ensino, a observação da sistemática de trabalho adotada por eles para viabilizar o Projeto e sua influência ainda que indireta nos grupos adjacentes a ele como professores novos, alunos, funcionários, pais, grupo de pais voluntários e direção. A escolha desses grupos garante uma abrangência maior, uma vez que na prática cotidiana o alcance desse projeto é mais amplo. Dessa forma a análise possibilitou relacionar as diferentes posições adotadas por tais segmentos quanto à percepção do andamento do Projeto. A coleta dessas opiniões se deu através de entrevistas e questionários feitos por um pesquisador que vivenciou, ele mesmo, todo o processo.
Essa análise incluiu os caminhos percorridos pelo grupo de professores para construir coletivamente um Projeto Político Pedagógico, com a finalidade de organizar efetivamente uma prática onde o aluno é o centro e o motivador do processo de conhecimento.
A base teórica escolhida para interpretar os dados obtidos está nas idéias de Pistrak (1981). O educador russo chama a atenção, entre outras afirmações, para a importância dos elementos que compõem o trabalho pedagógico e de como esses elementos relacionados constroem um Projeto Político Pedagógico nas instituições educacionais envolvendo: unidade metodológica, trabalho como princípio educativo, trabalho coletivo, auto-organização dos alunos.
Este trabalho, pretendeu de forma modesta, contribuir com o exemplo de uma prática possível para as escolas que busquem construir seu próprio projeto pedagógico de forma global e participativa, através do trabalho coletivo de todos os elementos que a compõem.
Ano da Conclusão:
1995