Repensando a prática de avaliação no ensino de enfermagem
Doutorado |
1993
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Resumo:
A Faculdade de Enfermagem da PUCCAMP, buscando a consolidação de seu projeto educacional, elegeu, como prioridade, discutir sua prática de avaliação. A escolha intencional da avaliação, como objeto de questionamento, embasou-se na convicção de que esta prática é determinante na organização do trabalho pedagógico. Nessa perspectiva, a avaliação inscreve-se como principal evidenciadora do projeto político-pedagógico adotado pelo curso. A forma como é praticada a avaliação no microcosmo escolar, permite identificar quais os valores e os interesses que estão em jogo, e suas inevitáveis conseqüencias extra-escola, ou seja, na organização social.
A proposta metodológica fundamentou-se num trabalho coletivo de contínuo desvendando da prática de avaliação vigente com subseqüente tomada de posição, objetivando uma intervenção planejada na realidade.
Tanto o processo de apropriação dos dados como o de análise e intervenção, foram fruto da relação de parceria que se estabeleceu entre alunos e professores do curso, mediados pela ação política da pesquisadora que, simultaneamente, se responsabilizava pela coordenação do curso.
A realidade dos dados apreendidos confirmou a práxis avaliativa como instrumento poderoso de qualificação do ensino. Revelou ser a avaliação prática permeada por relações de poder e fortemente impregnada de valores ideológicos que tanto podem servir para acelerar ou refrear as transformações no projeto institucional.