Grau de titulação:
Mestrado
Orientador:
Resumo:
Este estudo refere-se a uma pesquisa realizada com alunos de 4a e 5a séries do 1o grau de uma escola da Rede de Ensino Pública de Campinas, com o objetivo de detectar a visão desses alunos sobre o processo da avaliação da aprendizagem.
Durante um ano letivo (1996), acompanhei duas turmas de alunos, observando-as semanalmente, o que possibilitou a imersão no cotidiano da escola, e a verificação da forma de ocorrência da prática da avaliação nessas séries. Foram realizadas, também, duas séries de entrevistas, com os alunos, uma ao término do primeiro semestre e outra ao final do ano letivo, com a finalidade de captar o fenômeno estudado em diferentes momentos.
Por meio das falas dos alunos evidenciou-se uma prática avaliativa classificatória, que seleciona os alunos pelo desempenho escolar, prática essa realizada formal e informalmente durante todo o processo, a qual está imersa em uma prática pedagógica articulada ao modo de organização sócio-econômico da sociedade capitalista. Nesse processo há conflitos de interesses e expectativas, e, no confronto de forças, ou os alunos acabam se adaptando ao sistema, ou sendo eliminados da escola, ou se excluindo.
Pensar em mudanças na prática avaliativa necessariamente nos leva a repensar a prática pedagógica, perpassando pelas relações entre professor/aluno, na tentativa de redimensionar o processo de ensino-aprendizagem.
Ano da Conclusão:
1997